Você sabia que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT é obrigatória para todas as empresas que têm uma Comissão Interna de Prevenção de AcidentesCIPA?

Melhor dizendo, é uma atribuição da CIPA. Assim sendo, nas empresas em que não existe a Comissão, passa a ser atribuição do Designado.

É por isso que a maior parte das companhias de médio e grande porte precisa se preocupar em organizar esse evento, cumprir a legislação e também proporcionar educação a seus colaboradores.

Mas como organizar uma SIPAT? O que é necessário colocar em prática para desenvolver um evento que chame a atenção dos funcionários da empresa e os conscientize a respeito da importância de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais? É sobre isso que falaremos no post de hoje.

Portanto, se você deseja saber o que é preciso para promover uma SIPAT, confira o artigo na íntegra e informe-se agora mesmo. Boa leitura!

Conheça bem o seu público interno

A SIPAT é voltada para os funcionários da empresa e por isso precisa ser muito bem planejada para agradar a esse público. De nada adianta fazer um evento que não gere adesão dos colaboradores e que não faça com que eles se sintam engajados com o que está sendo repassado.

Levando isso em consideração, antes de dar início à organização da SIPAT propriamente dita, recomenda-se que seja feita uma pesquisa de clima organizacional ou então um levantamento sobre o que deve ser ensinado para os profissionais.

Nessa breve pesquisa também podem ser realizadas perguntas a respeito dos horários em que os funcionários gostariam que as palestras da SIPAT ocorressem. Pedidos de sugestões de temas relevantes e questionamentos quanto à preferência de treinamentos presenciais ou à distância são outras dicas válidas.

Analise as necessidades da empresa

Assim como conhecer o público interno, você também precisa analisar as necessidades da sua empresa: isso é importante para determinar a escolha de temas a serem discutidos na SIPAT.

Se a organização apresenta um elevado número de acidentes de trabalho por conta da falta do uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, fazer um treinamento sobre a importância do uso desses itens pode ser imprescindível.

Já no caso de companhias que têm colaboradores pouco motivados com as rotinas de trabalho e por isso apresentam baixa produtividade, promover um treinamento ligado à motivação figura como alternativa interessante.

Esses são apenas dois exemplos para ilustrar que cada empresa tem uma necessidade diferente e, antes de organizar uma SIPAT, é preciso identificar quais são elas, inserindo-as no evento que está sendo desenvolvido.

Escolha um espaço adequado

O espaço em que a SIPAT será realizada precisa ser escolhido com muito cuidado, pois é necessário prezar pela segurança e pelo conforto dos participantes do evento. De preferência, deve ser escolhido um lugar amplo, que conte com uma boa luminosidade e permita a circulação do ar.

Em dias de calor ou muito frio, é interessante escolher um local que tenha ar-condicionado, para que se garanta mais conforto ao permanecer por bastante tempo no mesmo ambiente. Outro ponto importante são as cadeiras disponibilizadas para o público, que precisam ser confortáveis.

Os auditórios são os locais mais adequados e, caso a corporação não disponha desses espaços em sua estrutura interna, pode alugar um pavilhão apropriado para o desenvolvimento de eventos e realizar a SIPAT até mesmo fora das dependências da organização.

Empresas com amplo pátio também podem adaptar esse espaço para a SIPA. Porém, ao fazer eventos em espaços externos, deve-se contar com boas condições climáticas. Afinal, por mais que sejam instalados toldos e outros equipamentos de proteção, não é confortável permanecer em um local externo em dias de chuva ou frio.

Ofereça palestras interessantes

Quando falamos em como divulgar uma SIPAT, não podemos deixar de lado os assuntos que serão abordados nas palestras. Existem temas, como a prevenção de acidentes, que exigem tratamento constante.

Entretanto, além dessa temática padrão, há possibilidade de realizar palestras sobre:

  • prevenção a doenças,
  • saúde,
  • alimentação saudável,
  • alcoolismo,
  • sexualidade,
  • entre outros temas que envolvam a segurança e o bem-estar dos colaboradores tanto na empresa quanto em suas vidas particulares.

Uma ideia relevante consiste em montar uma programação com temas variados e solicitar aos profissionais que se inscrevam para participar das palestras que julgarem mais interessantes para eles. Assim, cada um pode ouvir a respeito de um assunto que gosta e que pensa ser útil para sua realidade,

Divulgue o evento com criatividade

Apesar de ser um evento interno, a divulgação da SIPAT deve ser feita com antecedência. Para isso, podem ser utilizados os meios de comunicação interna que a companhia utiliza para se relacionar com os trabalhadores.

A fixação de cartazes nos murais e áreas comuns da empresa, como refeitório e vestiários, é um bom meio de divulgar a SIPAT. Também podem ser enviados comunicados por newsletter interna, solicitar que a informação seja repassada em reuniões com as equipes etc.

Os líderes de times são os primeiros que precisam ser avisados sobre a data da SIPAT. Para que a empresa não tenha prejuízo na semana do evento, eles precisam organizar os processos produtivos de suas equipes para que os trabalhos não atrasem.

Tenha estratégias de pós-evento

Além de organizar a SIPAT, você também deve pensar no pós-evento, ou seja, no que será feito após o seu término. Por isso, é importante elaborar relatórios sobre tudo o que aconteceu. Esses documentos servem como base para os anos seguintes, com a finalidade de evitar que erros voltem a ser cometidos, por exemplo.

Se a sua corporação tem revista ou jornal interno, também é interessante produzir reportagens com a cobertura do evento. Esse tipo de ação dá ainda mais credibilidade ao acontecimento.

Saber como organizar uma SIPAT é extremamente importante, sobretudo para os empresários e profissionais das áreas de recursos humanos e comunicação, que costumam desenvolver os eventos nas companhias. A periodicidade da SIPAT deve ser anual, sempre com todo o suporte possível da equipe da CIPA.

E aí, gostou das nossas dicas e quer receber mais materiais interessantes como este em seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e receba os conteúdos sempre em primeira mão. Não perca essa oportunidade!